26 de abril de 2018 / blog, Orgânicos

Saiba um pouco mais sobre o café orgânico e gourmet

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o café é consumido em 80% dos lares brasileiros, ficando atrás apenas da água! Então imagine só o quanto esta bebida é importante para a nossa cultura. O único porém é que mesmo o Brasil como maior produtor e exportador do mundo de café, nós brasileiros tomamos um café de péssima qualidade, na qual os grãos não são escolhidos. Vai para nossa xícara, desde os grãos com defeitos, até palha, galhos e sujeiras da colheita.

Mas o que faz do nosso café diferente?

Em primeiro lugar, nosso café é sempre orgânico. O que garante a qualidade desde o plantio, onde não se utiliza nenhum tipo de agrotóxico ou adubos químicos e até mesmo a preservação das matas e a biodiversidade que vive em torno da propriedade cafeicultora. Depois o que o torna ainda mais diferente é a forma que ele é colhido, selecionado e torrado. Preservando e evidenciando as características boas do café, como o sabor adocicado, o aroma de chocolate, o intenso frescor do grão e um sabor persistente na boca.

E além de orgânico é importante para nós que o café seja gourmet, o que faz dele um produto ainda melhor.

Na verdade existe uma regra para que um café seja considerado gourmet, primeiramente ele deve ser 100% Arábica, que é uma variedade que possui um sabor e aroma mais agradável, porém é menos solúvel (rende menos) e mais caro de se produzir. Segundo, ele deve ter a menor quantidade de defeitos possível, ou seja, não estar brocado, verde, com impurezas e até mesmo quebrado, tudo isso diminui a pontuação do café. Outro ponto importante é a torra, que deve ser média, para acentuar os sabores que realmente interessam no café e não disfarçar os defeitos com uma torra escura, como acontece com boa parte dos cafés brasileiros.

(11) 4742-9533
segunda a sexta das 9h às 19h
sábado das 9h às 17h
(11) 4742-9533
segunda a sexta das 9h às 19h
sábado das 9h às 17h